sábado, 5 de setembro de 2015

EMPRESA - CARA A CARA COM O PROBLEMA 2


DANDO CONTINUIDADE AO TEXTO EMPRESA- CARA A CARA COM O PROBLEMA, É BOM LEMBRAR QUE SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO TEXTO TALVEZ NÃO FIQUE BEM CONECTADO COM ESSA CONTINUIDADE PARA ISSO DISPONIBILIZAMOS O LINK DO TEXTO ANTERIOR PARA FACILITAR SUA LEITURA: 
Vamos lá, em relação ao estoque que percebemos a falta de controle executamos o inventario em dois dias domingo e segunda e percebemos uma ausência de cerca de 20% dos produtos listado no sistema de estoque e uma falha grave nas normas e rotinas do setor onde não se confiava mais no sistema pois, o quantitativo não batia nem era atualizado. Alimentamos o sistema com o estoque atual e colocamos o gerente como responsável pelo acompanhamento das saídas de produtos do deposito e programamos inventários a cada 04 meses onde se houvesse perda tanto o gerente como os vendedores seriam penalizados com a reposição do estoque e firmamos um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com a assinatura de todos onde, se o sistema informasse um quantitativo e o mesmo não estivesse no deposito abriria uma ocorrência para busca do produto e adiantaria o inventario para que houvesse mais transparência e menos prejuízos.
As vendas estavam reduzidas em comparação a média dos últimos 12 meses e nesse levantamento podemos perceber que os lucros e as despesas eram analisados sinteticamente e não analiticamente maquiando lojas que já viam dando prejuízo há mais de 06 meses para essas lojas fizemos remanejamento de produtos para outras lojas analisando o perfil de cada local em relação as vendas e percebemos que determinados produtos saiam em uma determinada loja mas não saia em outra após essa manobra fizemos uma grande liquidação para renovação do estoque e aquelas lojas continuavam a não dar lucro e por final fechamos 04 das 10 lojas existentes dispensado pessoas reduzindo despesas e aumentando o lucro por falta de prejuízo.
Programamos uma reunião com os gerentes de vendas onde foi criado um plano de incentivo que daria prêmios a loja que mais gerasse vendas contudo esse aumento de vendas não seria em capital e sim em percentual % essa medida criou uma competição entre as lojas que receberia naquele mês uma moto para o primeiro lugar uma TV para o segundo e 01 computador para o terceiro colocado, 01 liquidificador para o quarto colocado, 01 espremedor de frutas para o quinto colocado e 01 ferro de passar para o sexto colocado premiando assim todas as lojas e prometendo que na próxima campanha poderíamos melhorar a premiação se os resultados fossem satisfatórios e na próxima publicação saberão os resultados.
Em seguida a reunião foi com os vendedores onde implementamos uma política de comissões mais eficaz e também para eles um plano de incentivo. Tratava-se de ampliar as comissões em relação as vendas de forma progressiva a partir de 80% da meta a comissão já seria modificada e daí por diante. Além disso premiaremos o primeiro e o segundo vendedor que mais vender entre todas as lojas como também aquele que mais vender a vista os resultados saberão na próxima publicação. Criamos um conjunto de campanhas para períodos sazonais de vendas reduzidas e promoções de estoques que estavam infusados por falta de procura como podemos perceber nesse ramo de atividade os meses de maior vendas são no mês de Fevereiro (Carnaval e período escolar), Maio (dia das Mães), Junho ( São João), Agosto ( dia dos Pais) , Outubro (dia das Crianças) e Dezembro (Natal e Ano Novo) portanto a cada mês de vendas boas o seguinte viria acompanhado de uma campanha de publicidade e vendas para escoar o estoque e renova-lo para o próximo mês de vendas fortes resultados próxima publicação.
Criamos também um programa de cálculo de custo X perda X tempo que dava uma visão do custo do produto margem de lucro com impostos e quanto tempo o produto deveria ficar na loja dando lucro esse sistema disparava um alarme que informava que o produto deveria ser escoado e o preço mínimo para não dá prejuízo. Com isso passamos a centralizar esses produtos em uma única loja e fazer queima de estoque constante onde criava uma relação com o cliente de loja que vende barato e para isso mudamos o nome dessa loja para não depreciar as outras lojas.
Os resultados desse trabalho vocês saberão também nas próximas publicações acompanhem.

Rui C, Andrade.

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