sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EMPRESA - CARA A CARA COM O PROBLEMA


QUAIS OS MAIORES PROBLEMAS DAS EMPRESAS QUE PASSAM POR DIFICULDADES FINANCEIRAS?

Essa pergunta na maioria das vezes seria fácil de responder. Ingestão dos dirigentes. Contudo, vamos responder de duas vezes. Primeiro falando da empresa familiar que é gerida por seus familiares e amigos, a mesma sofre com saques diversos de valores, produtos ou até mesmo de pagamento de contas particulares, como cartão de credito, combustíveis e contas diversas. Isso vai minando a empresa e na maioria das vezes não se sabe quanto cada um retira por mês de fato.
Há alguns anos atrás fui fazer um levantamento de uma rede de loja de comercio varejista de roupas e calcados. Então solicitei a relação das despesas fixas e variáveis, entre elas, o salário dos sócios e seus parentes que constavam em folha. Para minha surpresa o salário dos sócios não passava de 06 salários mínimos em média. Ótimo, mas me aprofundando nas despesas da empresa pude ver que constava pagamento de faturas de cartões diversos e de várias pessoas que ultrapassava 10 salários cada, além de pagamento de água, luz, telefone, passagens aéreas, hotéis, restaurantes dentre outras despesas. Ao final da análise, antes de apresentar meu relatório, me reportei a pessoa que me contratou e pedi a ele que marcasse uma reunião com todos os membros para que apresentássemos nosso relatório.
Em reunião, abordei a todos e acrescentei que deveria aumentar o salário de todos, pois estavam ganhando muito pouco para o nível de vida que tinham, fui repelido de imediato por um deles que me disse: - O senhor veio aqui para solucionar problemas, reduzir despesas, e não aumenta-las. Eu perguntei quanto ele ganhava? E me respondeu que ganhava um pouco mais do que 05 salários mínimos, que aos dias atuais seria em torno de R$ 3.900,00, eu respondi que era engano dele e de todos os outros. Respondi que só ele naquele mês tinha feito uma retirada de R$ 10.150,00 (atualizados), e ele respondeu que era impossível, que eu estava delirando. Quando mostrei a ele e a todos, foi um susto geral. Não sabiam quanto cada um gastava, e então começamos pelos sócios. Aumentamos os salários à valores idênticos por função, que variavam de 06 a 10 salários fixos, com distribuições de dividendos no final do ano.
Constatamos também que o estoque estava sem controle, e programamos um inventario. As vendas estavam reduzidas em comparação a média dos últimos 12 meses. Programamos uma reunião com os gerentes de vendas, em seguida com os vendedores, para implementar uma política de comissões mais eficaz e plano de incentivo. Criamos um conjunto de campanhas para períodos sazonais de vendas reduzidas e promoções de estoques que estavam infusados por falta de procura. Criamos também um programa de cálculo de custo X perda X tempo, que dava uma visão do custo do produto margem de lucro com impostos e o tempo que o produto poderia ficar na loja dando lucro. Um alarme disparava para o produto que deveria ser escoado e o preço mínimo para não dar prejuízo. Os resultados desse trabalho vocês saberão nas próximas publicações, acompanhem!

Rui C. Andrade

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