segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Em pesquisa, pessimismo aumenta e aprovação do governo Dilma cai

POR FAVOR... PARE, AGORA! O troca-troca no Congresso expõe a crise entre Dilma Rousseff e o PMDB (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)



Nova pesquisa Datafolha sobre o sentimento do brasileiro mostra substancial aumento do pessimismo entre os cidadãos. O levantamento aborda temas econômicos como desemprego, renda e inflação. Apesar disso, os dados mostram que o brasileiro está orgulhoso do país e ainda acredita que o Brasil seja um bom lugar para se viver.
No estudo realizado entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a avaliação do governo Dilmaapresentou queda em comparação a resultados passados. Para 23% dos entrevistados, o governo é "ótimo" ou "bom" - em dezembro de 2014, era 42%. "Regular", 33%, "ruim/péssimo", 44% e "não sabe", 1% completam a contagem.
A piora na avaliação de Dilma vem acompanhada de expectativas negativas quanto à inflação. Para 81%, ela irá aumentar - ante 11% que acreditam que "vai ficar como está" e 5% que acham que a inflação "irá diminuir".
O desemprego segue na mesma toada. 62% acreditam no aumento, enquanto 22% esperam pela manutenção das atuais taxas e  13% afirmam que irá diminuir.
Outro ponto questionado foi a situação econômica do país. A melhora na economia irá acontecer para 16% dos entrevistados. 26% deles veem um cenário inalterado nos próximos meses e 55% dos ouvidos acreditam na piora.
Quando o assunto é a qualidade do Brasil como país para se viver, o resultado se distância das respostas anteriores. Para 59% dos ouvidos, o Brasil é "ótimo ou bom" para se viver - contra 28% em "regular" e 13% para "ruim" e "péssimo".
O brasileiro está pessimista, porém orgulhoso. 74% dizem sentir "mais orgulho do que vergonha" e os outros 24% dizem o contrário, sentem "mais vergonha do que orgulho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário