quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Os 7 passos para formar um líder de sucesso, segundo o IMD

Executivo segura placa de CEO

Como se forma um profissional que irá assumir a presidência de uma empresa? O caminho para amadurecer um líder é longo e possui sete etapas principais, segundo Michael D. Watkins, professor da escola de negócios suíça IMD.
Para chegar a essa conclusão, o especialista em liderança e mudança organizacional ouviu 40 executivos seniores para compreender como eles enxergavam as transições pelas quais passaram para chegar a seus postos. Nas fotos, confira quais são esses passos e como vencê-los.
O que o profissional brasileiro diria ao presidente da sua empresa, se pudesse lhe dar um conselho? Para muitos, um assunto básico para a conversa seria o reconhecimento dado pela empresa a seus funcionários. 
É o que aponta um levantamento feito pelo site Love Mondays, que analisou 3.365 respostas escritas por usuários à pergunta "Que conselhos você daria à presidência da sua empresa?". Coletadas entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, as opiniões foram compartilhadas de forma anônima no portal.
O pedido por mais reconhecimento - que lidera o ranking de demandas, com 23,9% - parte, sobretudo, dos profissionais que ocupam posições operacionais. "São pessoas que estão na linha de frente, no chão da fábrica, e que se sentem desvalorizadas", diz Luciana Caletti, presidente da Love Mondays. "Às vezes, a queixa é sobre algo muito simples, como diretores que passam e não dão bom dia, por exemplo".
A má comunicação da presidência com os funcionários é o segundo problema mais mencionado, com 13,2%. De acordo com Caletti, a situação é mais frequente em ambientes de trabalho com cultura muito vertical. Mesmo assim, o difícil acesso à liderança e o diálogo deficiente entre departamentos estão presentes em quase todas as empresas.
Já a demanda por maiores salários aparece apenas na terceira posição, com 12,1%. "É uma surpresa, porque esperávamos que essa questão aparecesse em primeiro lugar", comenta Luciana.
Na opinião da executiva, a questão financeira pode não ser tão importante em alguns casos. "Quando o seu salário é suficiente para pagar as suas contas, você passa a se incomodar mais com outras questões, como o reconhecimento dado em troca pelo seu trabalho, por exemplo", diz ela.
Veja a seguir o quadro completo com as 10 demandas mais citadas pelos profissionais:
DemandaPorcentagem
Mais reconhecimento23,9%
Melhorar a comunicação com funcionários13,2%
Melhorar salário12,1%
Saber o que está acontecendo no dia a dia da empresa8,4%
Melhorar processos, sistemas e ferramentas7,5%
Implementar ou melhorar plano de carreira7,4%
Melhorar gerenciamento da empresa7,2%
Melhorar os líderes e gerentes7%
Criar mais oportundiades de aprendizado6,6%
Melhorar benefícios corporativos6,2%



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